VOUZELA, 2 de Dezembro de 2021
PUBLICIDADE

CIM’s de Viseu e Coimbra preparam implementação do sistema de videovigilância

13 de Janeiro 2021

As Comunidade Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra realizaram esta semana as reuniões de arranque dos trabalhos para implementar o Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais nestes territórios. O projecto prevê a instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância, abrangendo 33 municípios das duas comunidades.

O objectivo é contribuir para a detecção precoce de incêndios florestais, uma activação mais rápida dos meios de combate e uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão.

“Este é mais um investimento que conseguimos trazer para a nossa região, que é sempre tão fustigada pelos incêndios florestais, com o intuito de a tornar mais resiliente. Com este sistema, a CIM pretende dotar as forças de segurança e de combate a incêndios, em como os serviços municipais de proteção civil e a própria CIM de ferramentas que lhes permitam proteger melhor as nossas comunidades e a nossa floresta”, sublinhou o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes.

O homólogo de Coimbra, José Carlos Alexandrino, realçou que as duas entidades estão a “mobilizar recursos financeiros para colocar a melhor tecnologia em prol da defesa da floresta contra incêndios ”.

O sistema de videovigilância tem um custo superior a 3,3 milhões de euros e é financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos (POSEUR), Fundo de Coesão e Portugal 2020.

Além das duas comunidades, as reuniões de preparação juntaram os 33 municípios abrangidos, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) e os Comandos Territoriais da GNR de Viseu, Coimbra, Aveiro e Guarda, além do consórcio vencedor do procedimento, a empresa MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A e a empresa INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM