A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Governo Regional de Castela e Leão, em Espanha, reforçaram ontem a cooperação entre as duas regiões com a subscrição da “Declaração de Coimbra”, que aprova o Plano Estratégico de Cooperação entre a região Centro de Portugal e Castela e Leão.
A Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, recebeu em Coimbra uma delegação do Governo Regional de Castela e Leão, chefiada pelo Ministro da Presidência, Jesús Julio Carnero. No encontro foram reafirmada a importância das relações de cooperação entre as duas regiões, que remontam aos anos 90.
De acordo com a CCDRC, o Plano Estratégico vai dar especial atenção à transição ecológica e digital e visa “dar resposta às situações decorrentes da pandemia e da instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia, bem como ser adequado às prioridades da Agenda Europeia definidas para o novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”.
O documento está alinhado com os objectivos gerais da União Europeia (UE) para aquele período, com o Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2021-2027, com a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço e com os planos de recuperação de Espanha e Portugal associados ao instrumento de recuperação da UE.