Três grupos de jovens voluntários vão estar no concelho de Vouzela para reforçar os quadros de pessoal das Estruturas Residenciais para Idosos (lares), atingidas por surtos de covid-19.
De acordo com a Vereadora Carla Maia, trata-se de “equipas multidisciplinares, de profissionais e estudantes universitários de várias áreas da saúde e não só”. Serão perto de 30 voluntários e entre eles há elementos ligados à Medicina, Enfermagem, Psicologia e Gestão.
Um dos grupos começou hoje a auxiliar na Santa Casa da Misericórdia de Vouzela; outro deverá apoiar, “a partir de amanhã” (sexta-feira, dia 22), o Lar de Cambra; e nos próximos dias espera-se uma terceira equipa para o Lar de Campia.
“A logística, em termos de alojamento e alimentação, será assegurada pela autarquia”, adianta a responsável.
A Câmara de Vouzela lança ainda um apelo para que outros voluntários se juntem ao projecto. “Profissionais da área social e da saúde que, no seu espírito de altruísmo, tenham tempo e estejam disponíveis para ajudar, podem mobilizar-se, inscrevendo-se no Banco Local de Voluntariado de Vouzela, através do endereço blv.vouzela@cm-vouzela.pt”, salienta Carla Maia.
A responsável faz ainda questão de destacar que “face à situação que o país e o concelho vivem, o voluntariado é uma via para quem tem vontade de ajudar e para quem precisa desse apoio”.