A terceira etapa da 29ª Volta a Portugal do Futuro vai passar por Lafões, este sábado, 9 de Abril. O dia mais curto, mas teoricamente o mais difícil, tem 122,9 quilómetros, com partida em Cortegaça (Ovar), às 12h00. A passagem por Sever do Vouga será seguida pelo Prémio de Montanha de Arcozelo das Maias. Em Oliveira de Frades e São Pedro do Sul estarão também instaladas Metas Volantes, com bonificações.
Em Vouzela, a prova entra na vila a partir das 14h30, seguindo pela rua Dr. Ribeiro Cardoso, Rua Aires Gouveia e Av. Sidónio Pais, em direcção às Termas de São Pedro do Sul. Já neste concelho, atravessa S. Pedro do Sul, S. Félix e Sul, e contempla uma subida épica ao S. Macário, com hora de chegada prevista às 15h30.
Na região são esperados 110 atletas dos escalões sub23, que são o futuro do ciclismo, pertencentes a 19 equipas (5 das quais estrangeiras). A edição de 2022 arranca hoje, 7 de Abril, em Caldas da Rainha e termina em Castelo Branco no dia 10 e inclui um total de 545,6 quilómetros distribuídos por 4 etapas. São esperados constrangimentos no trânsito durante a prova.