VOUZELA, 20 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Viseu Dão Lafões comemora este domingo Dia da Europa

7 de Maio 2021

O Europe Direct Viseu Dão Lafões, projecto que disponibiliza informação sobre assuntos comunitários, vai comemorar no próximo domingo o Dia da Europa com diversas actividades dirigidas à população.

A 9 de Maio, vai ser hasteada a bandeira da União Europeia no Centro Europe Direct (Casa do Adro, Viseu), que estará de portas abertas ao longo do dia para receber todos os cidadãos que queiram visitá-lo.

O público é ainda desafiado a vestir a t-shirt alusiva ao festejo e a dirigir-se à Ecopista do Dão, partilhando fotos da iniciativa nas suas redes sociais.

Para participar nesta atividade, os interessados devem preencher previamente o formulário de inscrição e levantar a sua t-shirt na Casa do Adro (Viseu).

Terminada a visita à ecopista, as pessoas podem enviar as suas fotos para o endereço de e-mail europedirect.vdl@gmail.com, para publicação nas redes sociais do Europe Direct.

A participação nos eventos é gratuita, devendo a inscrição ser efectuada no site da iniciativa.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que permitiria impedir uma nova guerra entre países do velho continente.

A proposta é considerada o embrião da atual União Europeia (UE), que tem origem em 1957, quando foi criada a Comunidade Económica Europeia (CEE), então constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

Nas décadas seguintes, mais 22 países aderiram à organização, formando um enorme mercado único. Em 31 de Janeiro de 2020, o Reino Unido saiu da UE, após um referendo, quatro anos antes, em que 52% dos britânicos votaram a favor da saída.

Inaugurado no início deste mês, o Europe Direct Viseu Dão Lafões é promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e visa actuar como intermediário entre cidadãos, empresas, instituições locais e União Europeia (UE), oferecendo informação, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento comunitário.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM