VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Vale Pastor com 16 candidatos e Vale Pastor+ com 194

29 de Agosto 2020

Depois de concluída com sucesso a iniciativa “Escola de Pastores”, que decorreu em Viseu e em Castelo Branco, houve 16 candidatos ao Vale Pastor, um concurso que visa atribuir um prémio monetário no valor de 5 mil euros a empreendedores já instalados ou que se queiram instalar na actividade da agropastorícia para produção de leite e seu fornecimento a queijarias que produzam queijos com D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) na Região Centro. Do total, três candidatos já estão a laborar e os restantes 13 em fase de instalação. Por região, oito pertencem à DOP Beira Baixa, 7 à DOP Serra da Estrela e 1 à DOP Rabaçal.

Paralelamente, estão a decorrer as classificações para o Vale Pastor +, que acolheu 194 candidatos (96 da DOP da Beira Baixa; 92 da DOP Serra da Estrela e 6 da DOP Rabaçal). Neste âmbito, prevê-se a atribuição de um prémio de 2500 euros a produtores que apresentem o leite de melhor qualidade.

Ambas as iniciativas têm o objectivo de alavancar a produção de leite na região Centro e fazem parte do “Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro”, liderado pela InovCluster e com a participação de 14 parceiros, entre os quais as Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região de Coimbra, Beira Baixa e CIM das Beiras e Serra da Estrela, em colaboração com o Cataa – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM