Os utentes não devem dirigir-se aos centros de saúde sem que antes tenham efectuado contacto telefónico ou por email, através do qual o profissional de saúde dará instruções sobre como proceder de modo a evitar saídas desnecessárias de casa.
O alerta é do director Executivo dos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões, António Cabrita Grade, em comunicado.
Comunicado da Direcção de Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões
A evolução da epidemia de COVID-19 é uma emergência de Saúde Pública mundial, que levou à necessidade de implementação de medidas excecionais a nível nacional e internacional.
Em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da saúde, houve necessidade de reestruturar a forma como os cuidados de saúde são realizados nos centros de saúde, tendo como principal finalidade contribuir para a diminuição do impacto desta epidemia na população, garantido a manutenção do acesso a cuidados de saúde fundamentais.
A partir de 16 de março de 2020, os meios preferenciais de contacto com os profissionais da unidade de saúde são o telefone ou email da unidade de saúde, estando assegurado atendimento telefónico durante todo o horário da unidade. Os horários e contactos das unidades de saúde poderão ser consultados no documento em anexo.
Assim, os utentes não se devem dirigir à unidade de saúde sem que antes tenham efetuado contacto telefónico ou por email, através do qual o profissional de saúde dará instruções sobre como proceder de modo a evitar saídas desnecessárias de casa e vindas evitáveis aos cuidados de saúde. Os utentes que já tinham consultas agendadas, não se devem deslocar à Unidade de Saúde, devendo aguardar contacto do profissional de saúde.
Caso o utente suspeite que possa estar com COVID-19, deve ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e aguarde as instruções antes de se dirigir a qualquer instituição de saúde.
Reforça-se, ainda, a importância das medidas de prevenção, nomeadamente a correta higiene das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o braço ou lenço de papel descartável) e o distanciamento social. Para mais informações, recomenda-se a consulta de https://covid19.min-saude.pt/.