O festival Tradidanças, que não se realizou este Verão em Carvalhais – São Pedro do Sul, devido à pandemia de Covid-19, vai regressar no próximo ano, entre 4 e 8 de Agosto, com mais um dia e uma nova tenda de dança, anunciou a organização, a cargo da Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada (ATASA).
O evento, que alia tradições, dança, música e natureza, vai contar com os artistas que já estavam contratados para este ano, em que a edição deveria decorrer entre os dias 5 e 9 deste mês.
Os bilhetes estão à venda e os participantes que já tinham adquirido ingressos podem utilizá-los em 2021, sem qualquer custo acrescido.
Retimbrar, Seiva e Uxu Kalhus são alguns dos nomes confirmados, juntando-se a outros artistas nas tendas das oficinas de dança e dos bailes.
A programação do festival vai arrancar no período da manhã, ao contrário do que tem acontecido, em que os espectáculos e actividades se iniciam sempre às 14h00.
O espaço vai ser maior, com a inclusão de uma grande área de carvalhos, o que vai permitir que a feira se realize totalmente à sombra e que, eventualmente, haja um mercado de construtores de instrumentos musicais.
O festival aposta ainda uma programação inclusiva, com oficinas dedicadas a seniores e a pessoas com necessidades especiais, um espaço lúdico intergeracional e uma área infantil, com estruturas feitas de materiais naturais.
A organização vai também desafiar os participantes a colaborarem na compensação da sua pegada ecológica. Ainda sem pormenores quanto a este ponto, sabe-se que a organização está a trabalhar com uma associação e uma empresa no sentido de levar o público a mudar atitudes e comportamentos.
O orçamento para a edição de 2021 vai rondar os 130 mil euros.