VOUZELA, 20 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Todos os Santos e Fiéis Defuntos sem missas nos cemitérios

9 de Outubro 2020

Já são conhecidas as orientações da Diocese de Viseu para a celebração de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos, nos dias 1 e 2 de Novembro, respectivamente. “A celebração da Eucaristia na Capela do Cemitério, ou qualquer outra celebração comunitária de fé está proibida”, pode ler-se na nota pastoral “Viver a esperança na Vida Eterna”, assinada pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano.

De acordo com as recomendações, os párocos “estão autorizados a celebrar a Eucaristia ou a promover a celebração da Palavra dentro da Igreja ou Capela, ao ar livre se o tempo o permitir”, “cumprindo sempre as orientações que já assumimos como dever cívico e boa prática reconhecida à Igreja”. “No final da Eucaristia podemos fazer uma oração de sufrágio por todos os defuntos”, adianta o Pontífice.

  1. António Luciano desafia ainda a comunidade a visitar os cemitérios durante o mês de Novembro, de modo a evitar os ajuntamentos proibidos por lei.

“Não estamos autorizados a realizar procissões ou romagens aos cemitérios”, adianta o documento, onde se explica que “de acordo com a lei, os cemitérios estão sob a tutela da autoridade civil”.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM