VOUZELA, 16 de Junho de 2024
PUBLICIDADE

Termas de São Pedro do Sul estudam gama de cosméticos para dermatite atópica

4 de Março 2021

A Termalistur viu aprovada, pela Autoridade de Gestão do Programa Compete, a candidatura AqvATOPIC, que prevê o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos, com água mineral natural das Termas de São Pedro do Sul, vocacionados para a dermatite atópica. A linha irá incluir um stick para limpeza, um hidratante emoliente e uma água termal suplementada.

Esta candidatura foi apresentada ao Sistema de Incentivos à Investigação e desenvolvimento tecnológico, com um investimento total de 426.559,27 euros e um incentivo não reembolsável de 262.343,81 euros e tem um prazo de execução de 30 meses.

O AqvATOPIC tem como objectivo o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos inovadora, com eficácia, tolerância e aceitabilidade demonstradas cientificamente, para complementar o controlo ou atenuação de sintomas em doenças dermatológicas, nomeadamente no eritema e na dermatite atópica (DA), formulada com base em água termal de São Pedro Sul.

O projecto permitirá o surgimento de uma marca portuguesa de cosmética termal que responda às necessidades dos doentes com pele atópica.

Para a prossecução dos objectivos do AqvATOPIC foi reunido um consórcio multidisciplinar constituído pela Termalistur, pela Universidade da Beira Interior e por um parceiro privado, contando ainda com a parceria do Município de São Pedro do Sul.

O objectivo é criar uma marca portuguesa de cosmética termal que responda às necessidades dos doentes com pele atópica, com cariz sustentável e que garanta um elevado tempo de contacto com a pele, bem como a sua protecção face aos potenciais irritantes ambientais e que assente no racional de protecção do microbioma da pele que é actualmente reconhecido como essencial para a manutenção das suas propriedades de barreira.

Recorde-se que a água termal das Termas de S. Pedro do Sul já serve de base a uma linha hidratante e antienvelhecimento reconhecida a nível nacional e internacional.

As Termas de S. Pedro do Sul serão, assim, a primeira estância termal portuguesa a avançar para o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos, com a inclusão de água termal, para aplicação dermatológica.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM