O Município de São Pedro do Sul está a equipar as instalações do antigo Colégio São Tomás de Aquino, na cidade, com o objectivo de alojar temporariamente refugiados ucranianos.
A operação decorre no âmbito da campanha “S. Pedro do Sul Solidário”, que tem promovido diversas acções de apoio às vítimas da guerra entre Ucrânia e Rússia, como recolhe de bens essenciais e ofertas de alojamento e trabalho.
A autarquia apela à doação de mobílias de quarto, electrodomésticos e utensílios de cozinha. Os interessados devem contactar a Câmara Municipal, através do número 232 720 140.
No concelho sampedrense encontram-se actualmente 35 refugiados, provenientes de diversas localidades da Ucrânia. “O Município continua a prestar todo o apoio, em articulação com diversas entidades, no sentido de proporcionar o melhor acolhimento a estas famílias na fase difícil que vivem”, garante a autarquia.
O Posto de Recolha, localizado no Largo da Cerca, presta também apoio aos refugiados na inscrição na plataforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).