VOUZELA, 21 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

São Pedro do Sul tem quatro candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

7 de Maio 2020

O “Touce”- Artefacto de Bater a Manteiga, o Canto a 3 Vozes de Manhouce, o Ciclo do Pão de Milho de Manhouce e o Traje Feminino De Festa De Manhouce são os candidatos de São Pedro do Sul, e os únicos representantes da Lafões, às 7 Maravilhas da Cultura Popular. A região apresenta, assim, propostas nas categorias de Artefactos, Músicas e Danças, Rituais e Costumes e Artesanato.

Do vizinho concelho de Tondela, estão a concurso a Festa das Cruzes e a Louça Preta de Molelos. Já Castro Daire apresenta “A Última Rota da Transumância”.

No distrito de Viseu há 39 representantes: dois de Carregal do Sal; um de Castro Daire; um de Lamego; três de Mangualde; quatro de Moimenta da Beira; um de Nelas; cinco de Resende; um de Santa Comba Dão; um de São João da Pesqueira; quatro de São Pedro do Sul; três do Sátão; três de Sernancelhe; quatro de Tabuaço; dois de Tondela e quatro do concelho de Viseu.

A nível nacional, a organização recebeu 504 candidaturas ao concurso, dedicado à Cultura Popular, tendo 471 recebido o selo de Nomeado.
Os resultados da avaliação pelo painel de especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de Junho, com atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela covid-19.
Nessa fase, o painel, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia.

“Acreditamos que Portugal e o Mundo vão ultrapassar esta crise e que no Verão será altura de fazer o país ressurgir, de puxar para cima as nossas características únicas, as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a desfrutar. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é por isso de uma grande oportunidade, e como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa Identidade Nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM