VOUZELA, 22 de Setembro de 2023
PUBLICIDADE

Recordando a rede escolar de Alcofra

5 de Setembro 2021

Não dispomos neste trabalho das datas de construção ou da inauguração das escolas primárias em Alcofra. Junto da Torre, em Cabo de Vila, foi recentemente remodelada a antiga escola primária, pertencente à D. Maria Rodrigues e ao filho, o engenheiro ‘Tozé’. O professor primário foi o avô paterno de José Rodrigues e Maria Rodrigues.

O edifício da Junta de Freguesia de Alcofra foi, durante muitos anos, a escola feminina de Alcofra. Na Mouta, a professora (que era a avô do professor Adelino e dos irmãos) fez escola na sua própria casa. A escola do Outeiro começou por ser um posto escolar (com uma regente).

Um estudo publicado em 1995 pelo Ministério da Educação diz que 62% das escolas em funcionamento em 1990 foram construídas entre 1930 e 1970.

Leia o artigo completo na mais recente edição do seu Notícias de Vouzela


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM