VOUZELA, 9 de Outubro de 2024
PUBLICIDADE

PSD questiona Ministra da Saúde sobre encerramento da extensão do Caramulo

27 de Janeiro 2021

Os quatro deputados do PSD do círculo de Viseu insistem nas críticas ao encerramento da extensão de saúde do Caramulo, que se verifica há mais de duas semanas. Num conjunto de perguntas enviadas à Ministra da Saúde, Marta Temido, os sociais-democratas pretendem saber a data de reabertura e o que tem sido feito para evitar situações como esta.

Carla Borges, Fernando Ruas, Pedro Alves e António Lima Costa lamentam mais este encerramento, a juntar-se aos que têm acontecido ao longo dos últimos anos, devido a “falta de recursos humanos, que apesar de ser temporário é longo”.

“Neste momento, e desde o final da primeira semana de Janeiro, encontra-se novamente encerrada desta feita por falta de funcionários administrativos, obrigando os seus utentes a deslocarem-se para a extensão de Saúde do Campo de Besteiros”, notam.

Segundo os sociais-democratas, cada vez que a extensão de saúde do Caramulo é encerrada, os utentes da unidade “são profundamente prejudicados, não só pelo acréscimo no percurso/tempo de deslocação(8.5Km/14min), e consequente acréscimo de custos, mas acima de tudo, pelas enormes dificuldades que se criam no acesso aos cuidados de saúde primários por parte da população mais idosa, já difíceis, mas agravados no actual estado de pandemia”.

Por outro lado, acrescentam, a unidade de acolhimento – extensão de saúde de Campo de Besteiros – tem “um número reduzido de recursos humanos”, que “segundo informações recolhidas, são em número insuficiente para fazer face a este acréscimo de utentes”.

Com base nessas mesmas informações, os deputados alertam que o número reduzido de colaboradores nesta unidade, associado às medidas restritivas ao funcionamento decorrentes da actual situação pandémica e às ausências dos mesmos por motivos de saúde, “poderá limitar ou até mesmo comprometer” o funcionamento do serviço.

“Se o pior cenário vier a acontecer será catastrófico, pois as Extensão de Saúde do Campo de Besteiros e do Caramulo cobrem cerca de metade da área geográfica do concelho de Tondela”, concluem.

Os sociais-democratas lembram que o serviço do Caramulo, localizado na freguesia do Guardão, tem como utentes não apenas habitantes de várias freguesias localizadas na Serra do Caramulo, mas também de várias Estruturas Residências para Pessoas Idosas localizadas na vila.

Os deputados realçam que se trata de uma comunidade maioritariamente idosa, “com condições de mobilidade reduzidas não só pelas características da rede viária, mas também pela reduzida cobertura de transportes públicos, onde não só a distância a percorrer, bem como o tempo de deslocação é elevado”.

Os cuidados de saúde primária, notam, têm um “importante papel” na saúde das populações, mais ainda em contexto de pandemia, pelo que o funcionamento da extensão de saúde do Caramulo é “fundamental e imprescindível para toda a região”.

O Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões justifica o encerramento da extensão do Caramulo com o facto de alguns profissionais daquela unidade estarem de baixa médica.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM