O projecto ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’ permitiu que mais de 70% das crianças observadas no território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões com risco moderado de desenvolverem cárie dentária tenham melhorado os comportamentos alimentares e de higiene oral, evoluindo para risco baixo.
O número foi divulgado na passada segunda-feira, durante cerimónia de apresentação dos resultados do projecto, realizada na Casa do Adro, em Viseu.
A iniciativa, desenvolvida em parceria da Ordem dos Médicos Dentistas com a Ordem dos Nutricionistas, permitiu corrigir problemas de higiene oral e de obesidade identificados nas crianças dos 6 aos 10 anos matriculadas nas escolas públicas da CIM Viseu Dão Lafões.
O projecto decorreu entre Maio de 2022 e Maio de 2023 e resultou na observação de 4887 alunos. Quase metade das crianças foram identificadas cáries (43,7%) e excesso de peso (44,5%).
O projecto permitiu realizar 11 221 consultas: 5851 de medicina dentária e 5370 de nutrição. Na avaliação nutricional, 51,5 % das crianças diagnosticadas com obesidade diminuíram o seu Índice de Massa Corporal (IMC) para pré-obesidade.