VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Projecto “Aldeias do Conhecimento” recolheu memórias nas Termas da região

11 de Maio 2021

O projecto “Aldeias do Conhecimento”, promovido pelas Termas Centro, disponibilizou os primeiros resultados do trabalho que vai prolongar-se até 2022 e que visa a recolha das memórias e tradições dos territórios onde estão implantadas as 20 estâncias termais que integram o consórcio.

Neste âmbito, as vivências dos habitantes e dos visitantes dos territórios termais estão a ser documentadas, em vídeo e noutros suportes digitais e em cada uma das estâncias termais são entrevistadas várias pessoas, preferencialmente mais velhas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território. Os testemunhos serão posteriormente compilados e publicados num portal específico para o efeito.” Em simultâneo, serão promovidas actividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos”.

O projecto está a ser realizado para as Termas Centro pela associação cultural Binaural Nodar, que se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual.

Recolha começou no Carvalhal e em São Pedro do Sul

A recolha documental começou nas Termas de São Pedro do Sul e nas Termas do Carvalhal, em Castro Daire, estando já disponíveis dois vídeos-trailer, de poucos minutos, que servem de “aperitivo” para o trabalho final.

No caso das Termas de São Pedro do Sul, o resultado revela a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe visitantes de todo o país, atraídos pelos tratamentos termais e pelos encantos da paisagem, gastronomia regional e património cultural. O vídeo pode ser visto em https://bit.ly/3haPsxk.

No território das Termas do Carvalhal, as entrevistas e outros registos audiovisuais privilegiaram os usos da água nas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz. O vídeo pode ser visto em https://bit.ly/3tGyWI8.

Projecto decorre ao longo de dois anos

O projecto “Aldeias do Conhecimento” compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Após os estudos preliminares, começou a proceder-se à fase de recolha dos registos audiovisuais – entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro. No total, serão captados mais de 400 registos, que incluem memórias das estâncias termais e outros aspectos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente os ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Todo o material registado será devidamente catalogado, de acordo com as melhores práticas internacionais de arquivologia, e futuramente será inserido no portal “Memória Termas Centro”.

Com base nas recolhas, está prevista a apresentação de uma exposição multimédia itinerante, a criação de um espectáculo contemporâneo em espaços termais e um ciclo de ateliês “Viver o Património das Termas Centro”, entre outras vertentes.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM