“Mantemos os calendários dos descontos. O nosso compromisso era que os descontos eram implementados durante o terceiro trimestre deste ano e, portanto, mantemos este calendário”, garantiu.
Ana Abrunhosa realçou ainda que o estudo sobre as antigas SCUT do Interior “é um bocado complexo por causa das parcerias público-privadas”, apesar de a maior parte das concessões pertencerem à Infraestruturas de Portugal, o que implicará, neste caso, “compensações em termos de Orçamento”.
A ministra explicou ainda que a previsão aponta para descontos não apenas na classe 1, mas também “para empresas de transporte de passageiros também, portanto, estimulando a mobilidade e o uso de transporte colectivo”, algo que “nunca aconteceu”.
Em relação aos veículos de mercadorias destacou o “impacto muito importante dado que “nalguns mercados, um cêntimo de poupança é um ganho de competitividade”.
Ana Abrunhosa destacou ainda que, no caso do Interior, o plano abrange “as vias cuja capacidade está por utilizar, e que, nalguns casos, não têm uma alternativa viável e cujo aumento de utilização envolve menor sinistralidade”.