A Câmara Municipal de Oliveira de Frades revelou que estão concluídos os trabalhos de limpeza e manutenção dos quatro percursos pedestres do concelho. “Estes trabalhos, que se revestiram de alguma complexidade devido à desmatação necessária, encontram-se, novamente, transitáveis e devidamente sinalizados, sendo uma excelente opção de desconfinamento para conhecer melhor o nosso concelho e em simultâneo praticar o tão importante exercício físico, vital para a saúde!”, sublinha a autarquia.
O objectivo, acrescenta o Município, é “preservar e potenciar a fruição por parte da população e demais visitantes destes percursos com pontos de interesse turístico, histórico e cultural, bem como de todo o ecossistema envolvente de elevado valor natural”.
O PR1 – Rota dos Rios e Levadas, em Arcozelo das Maias, tem registado uma grande afluência nas últimas semanas, com muitos turistas a elogiarem o percurso, ao mesmo tempo que sugerem alguns reparos. Alguns caminhantes têm juntado a este trajecto o PR2 – Rota do Gaia, completando assim um passeio que dura praticamente o dia todo.
A Câmara de Oliveira de Frades previa inaugurar, a 21 de Março, um novo percurso, o PR5 – Rota das Poldras, em Souto de Lafões, entretanto suspenso devido à pandemia de Covid-19.
A rota seria a primeira do plano de trajectos para este ano, que decorreria até Setembro e incluía mais três percursos pedestres e duas caminhadas nocturnas.