Um medicamento é uma substância, ou uma combinação de substâncias, utilizada com a finalidade de tratar ou prevenir uma doença, ou aliviar os seus sintomas. Todos os medicamentos, quer sejam ou não prescritos pelo médico, apresentam riscos para a saúde quando não usados conforme o indicado.
O conceito de “Uso Responsável da Medicação” procura garantir o acesso ao medicamento correto, na dose e no tempo adequados, e com o menor custo possível, para o utente. A Organização Mundial da Saúde estima que, por diversas razões, 50% dos cidadãos, em todo o mundo, não tomam corretamente os seus medicamentos.
Os grupos mais vulneráveis que estão sujeitos a maiores riscos da medicação são as Grávidas, pois podem pôr em risco a vida do feto ao tomarem medicação sem indicação; as Crianças, pela sua especificidade na dosagem de medicamentos e pela forma como o organismo reage à medicação; os Idosos devido a estarem expostos a o uso de mais medicamentos, o que os torna mais vulneráveis às interações medicamentosas.
Há que ter em conta que os medicamentos são utilizados para uma determinada situação clínica, durante um período de tempo limitado e de acordo com uma posologia e via de administração recomendadas pelo profissional de saúde.
Antes de tomar qualquer medicamento, deve seguir as seguintes recomendações:
Unidade de Cuidados na Comunidade de Lafões (UCC Lafões)
Enfermeira Carolina Santos
Estudantes de Enfermagem ESSV
Maria Francisca Gomes
Mafalda Antunes