VOUZELA, 8 de Dezembro de 2023
PUBLICIDADE

Oliveira de Frades: Campanha ‘Outubro Rosa’ terminou no Olheirão

10 de Novembro 2021

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira de Frades da Liga Portuguesa Contra o Cancro encerrou no passado sábado, dia 6, a campanha de sensibilização “Outubro Rosa”.

O epílogo desta iniciativa consistiu numa caminhada até ao ponto mais alto do Olheirão, onde o pôr-do-sol embelezou a foto de grupo, captada por José Miguel Figueirinhas.

O passeio foi antecedido de uma performance da Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades (ACROF), no anfiteatro do Parque Urbano.

No âmbito da campanha ‘Outubro Rosa’, o grupo de voluntariado promoveu diversas actividades ao longo das últimas semanas, nomeadamente venda de produtos para angariação de fundos e pequenas prelecções sobre o significado da iniciativa e a importância da preveção do cancro da mama.

O movimento ‘Pink October’ nasceu nos Estados Unidos na década de 1990, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então que, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a campanha com a finalidade de “consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família”, pode ler-se no site da instituição.

O cancro da mama é o mais prevalente no país e em todo mundo, segundo os dados estatísticos mais recentes do Globo Cancer Observatory (Globocan, 2021). Em 2020, estima-se que em Portugal 7 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com a doença e 1.800 tenham morrido com a mesma. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de um em cada 100 casos envolve indivíduos do sexo masculino.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM