VOUZELA, 21 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Observação do cometa Neowise na Lapa da Meruge

25 de Julho 2020

No último registo que realizámos sobre o cometa Neowise, lançamos o desafio: Aventure-se na “caça” ao cometa nos “céus do Caramulo”. Temos conhecimento que especialistas e, apenas, curiosos têm direcionado, nas últimas noites, os seus olhares para o firmamento. E nós, naturalmente, não somos exceção!

Desta vez, o local escolhido foi a Lapa da Meruge, situada no concelho de Vouzela, em plena Serra do Caramulo. Apesar do local estar localizado numa área com altitudes de 900 metros, consideramos a acessibilidade satisfatória. Seguindo a estrada entre Carvalhal de Vermilhas e Alcofra ou vice-versa, vai encontrar uma placa com indicação do local.

O dólmen da lapa da meruge é um monumento megalítico que apresenta sete esteios e tampa de cobertura com câmara poligonal. A mamoa cobre quase a totalidade do monumento e no corredor são visíveis os esteios. A pequena barragem, mesmo tendo sido criada pelo homem, constituiu um local de grande interesse paisagístico para observação da natureza… Um casamento perfeito entre o natural e o humano que tornam este local encantador e com uma mística muito própria.

A noite estava amena e calma com os habituais sons da natureza. Neste caso, ouvia-se um insistente coaxar dos anfíbios o que criou um ambiente de maior envolvência com o meio natural.

O grande objetivo dos fotógrafos era obterem fotografias do cometa enquadrado com este espaço, particularmente com o dólmen e o espelho de água. Depois de inúmeros disparos, lá se conseguiram as almejadas fotos.

É de salientar que mesmo estando a uma distância de cerca 103 milhões de quilómetros, o dia 23 de julho foi a altura em que o cometa esteve mais próximo da Terra, sendo um excelente momento para o observar e capturar imagens através das objetivas das câmaras fotográficas.

A atividade terminou da melhor maneira. Uma ceia partilhada entre os vários participantes com muitas iguarias regionais!

O Neowise voltará a “visitar” a Terra daqui a uns 6800 anos… Até final do mês, não se esqueça: A “caça” ao cometa continua e “os céus do Caramulo esperam por si!

 

Pedro Pereira

www.serra-do-caramulo.blogspot.com

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM