A GNR assinalou o Dia Internacional da Privacidade de Dados, que se celebra esta sexta-feira, com a enumeração de alguns conselhos que podem fazer toda a diferença para quem utiliza a internet.
Usar passwords fortes e navegadores em modo privado, não guardar os dados no navegador, não partilhar dados pessoais nas redes sociais e sites de consulta e manter o antivírus actualizado são as recomendações elencadas pela força de segurança numa publicação feita na rede social Facebook.
O Dia Internacional da Privacidade de Dados foi instituído em 2006 no Conselho da Europa com o objectivo de aumentar a consciência dos cidadãos sobre a importância da privacidade e promover a protecção dos dados pessoais.
A data foi escolhida pelo facto de ter sido a 28 de Janeiro de 1981 que se estabeleceu a Convenção 108 do Conselho da Europa, que visa a “protecção das pessoas relativamente ao tratamento automatizado de dados de carácter pessoal”.