O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a região de Lafões em alerta amarelo devido à previsão de vento forte e de queda de neve.
O aviso estará em vigor a partir das 21h00 de hoje (dia 3) e até às 18h00 de sexta-feira.
É esperado vento forte de noroeste, com rajadas até 95 km/h nas terras altas. A neve poderá cair nas terras acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros.
O IPMA alerta para as perturbações associadas à queda de neve e formação de gelo, nomeadamente vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve e abastecimentos locais prejudicados.
A temperatura mínima chegará aos 2 graus centígrados e a máxima irá rondar os 13 graus. Para amanhã, prevê-se uma descida da máxima para os 8 graus em Oliveira de Frades e 9 em Vouzela e São Pedro do Sul.
A precipitação deverá começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje.
Devido à agitação marítima, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob aviso laranja entre a meia-noite de sexta-feira e as 17h00 de sábado.
Entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, vão estar sob aviso amarelo (menos grave) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00h00 e as 18h00 de sexta-feira.