O Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga recebe no próximo fim-de-semana a exposição de modelismo ferroviário, que assinala os 109 anos do Ramal de Aveiro – Linha do Vouga, que se comemora no dia 8 de Setembro.
“Esta é uma oportunidade para conhecer não só esta exposição como o próprio museu e todas as locomotivas aí expostas, que são um património histórico ímpar e uma referência na região”, refere o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, apelando a que os visitantes tenham os cuidados de higiene e segurança no âmbito da pandemia de Covid-19.
Inaugurado a 8 de Setembro de 1911, o Ramal de Aveiro, ou ligação entre Aveiro e Sernada do Vouga, foi um importante troço da Linha do Vouga, tendo dele seguido, posteriormente, as ligações a Vouzela e Viseu.
A mostra vai estar patente nos dias 5 e 6 de Setembro. O público deverá fazer marcação antecipada através dos e-mails diana.lemos@cm-agueda.pt ou manuela.almeida@cm-agueda.pt ou do número de telefone 234 180 120.
Nas visitas, é obrigatório o uso de máscara, a desinfecção das mãos à entrada e saída do espaço e o respeito pelo distanciamento de dois metros, para além de que não é permitido tocar nas peças.
Fundado em 1981, o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga está localizado na segunda estação do ramal de Sernada e a sua gestão é partilhada entre a Câmara Municipal de Águeda e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário.