O Museu do Caramulo vai organizar em Outubro a primeira Corrida dos Fundadores, um passeio que “celebra a era dourada do automobilismo” e os 120 anos da primeira prova automobilística da Península Ibérica, realizada em 1902, entre a Figueira da Foz e Lisboa.
O passeio é destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) e vai realizar-se entre os dias 14 a 16 de Outubro. O percurso inicia-se no sábado, na Figueira da Foz, com uma chicane e imediata partida em direcção ao evento “Leiria Sobre Rodas”. Segue-se uma passagem por Alcobaça e Torres Vedras, onde termina a jornada do primeiro dia. No domingo, os automóveis vão rumar aos jardins do Casino Estoril, onde ficarão em exposição.
“Os modelos pré-guerra retratam uma época em que os automóveis e motos eram produzidos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, e grande atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença por onde quer que passassem. É uma era especial que merece ser vista e celebrada”, realça a organização.
A entidade acrescenta que, apesar da beleza e do interesse histórico destes automóveis, já não se vêem exemplares nas estradas, nem mesmo em eventos motorizados, “pelo que este passeio é hoje mais importante do que nunca pois confere uma rara oportunidade tanto aos proprietários para os rodar como ao público para os apreciar”.
A Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada em parceria com o Pre-War Racers Portugal, o Clube Português de Automóveis Antigos, a Associação dos Clubes de Automóveis Antigos do Norte, o Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, o Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul e o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, contando com o apoio dos Municípios da Figueira da Foz, Leiria, Alcobaça, Torres Vedras e Cascais, do Turismo do Centro, da Cartrack, da Cauny e do BPI – Fundação la Caixa. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site do evento.