O Museu do Caramulo reforçou a sua colecção automóvel com um AC Six de 1927, “um marco de longevidade na história do automobilismo britânico”, segundo a entidade.
O carro foi doado ao museu pela bisneta de Elias Frederico Bensaude Abecassis, o homem que o comprou em 1927. Desde então que o veículo permaneceu sempre na possa da família.
“É impossível falar no AC Six sem falar no seu motor de dois litros de capacidade, um dos blocos com maior longevidade que a indústria inglesa alguma vez produziu. Estreado em 1919, o motor foi sendo sucessivamente adoptado por modelos da AC Cars, terminando a sua carreira no compartimento do AC Ace, em 1963”, começa por explicar o Museu do Caramulo.
O bloco de dois litros foi desenvolvido por John Weller, um dos fundadores da marca, sendo bastante avançado para a sua época. O motor tinha o bloco e a cambota, apoiada por cinco rolamentos, moldados em alumínio, camisas húmidas e cabeça em aço, o que lhe permitia adaptar-se facilmente a diversos níveis de preparação e potência.
“Com 1991cc de capacidade, duas válvulas por cilindro operadas por uma única árvore de cames à cabeça, e alimentado por um carburador simples, o Six original debitava 40cv de potência, sendo ideal para motorizar o AC posto à venda em 1920”, adianta a instituição museológica.
O pequeno modelo era assente num chassis separado em aço prensado, com reforços tubulares cruzados. Quatro tambores garantiam a travagem. A nível de carroçarias, a AC Cars apresentava modelos Tourer de dois e três lugares e Saloon, nas versões Ace, Acedes, Aceca, Magma, Aero, entre outras.
O Museu do Caramulo lembra que a marca inglesa foi a primeira a inscrever um modelo no famoso Rally de Monte Carlo, em 1925, e que no ano seguinte conseguiu a primeira vitória, com o piloto Victor Bruce. Ao longo da década de 20 a AC Cars dinamizou, de resto, o estabelecimento de alguns recordes de velocidade em Brooklands, como forma de promover os seus automóveis.
Em 1927, Mildred Bruce, esposa de Victor Bruce, cruzaria a meta no sexto lugar, vencendo a rampa organizada nesse ano, assim como a Coupe des Dames.