O Museu do Caramulo lançou esta semana uma campanha a apelar à consignação do IRS e do IVA. A iniciativa tem como título “Uma pequena ajuda sua no IRS já é um clássico”, em alusão ao tipo de automóveis da colecção, e o mote é “Ajude-nos a manter o nosso património histórico sobre rodas”, uma referência ao Benz Dreirad de 1886, um dos vários modelos centenários.
“Esta é uma oportunidade para todos os visitantes e simpatizantes do museu poderem dar o seu contributo e fazerem a diferença sem terem que gastar dinheiro”, afirma a direcção da instituição.
Na entrega do IRS, é possível apoiar uma causa social, ambiental ou cultural através da consignação de 0,5% do imposto que é destinado ao Estado, depois de descontadas as deduções, sem qualquer custo para o contribuinte.
Os cidadãos podem também consignar a dedução do IVA suportado pela exigência de factura e entregá-la a uma entidade à sua escolha.
No âmbito desta campanha, o Museu do Caramulo criou também uma página dentro do seu site em www.museudocaramulo.pt com todas as instruções necessárias para que os contribuintes e empresas possam consignar o seu IRS ou IVA em favor da Fundação Abel e João de Lacerda, entidade que tutela o espaço cultural.