VOUZELA, 13 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Momentos religiosos importantes no ano de 2020

16 de Julho 2020

O ano de 2020 acabou de começar, mas muitos fiéis já se estão a preparar para as festividades e momento religiosos deste ano. Outros, no entanto, ainda não sabem quais os momentos que se seguem e para o qual se têm de preparar.

Caso se encontre no segundo caso, vamos deixar-lhe uma listagem com os momentos mais importantes e os quais não deve perder. Lembre-se que estes são apenas alguns dos mais importantes, deve saber quais os momentos associados à sua região.

7 momentos religiosos para o ano de 2020

1. Quarta-feira de cinzas

Este é o primeiro dia da Quaresma e é um dia associado à reflexão, às mudanças na vida e ao recordar da fragilidade da vida humana. Em 2020, esta quarta-feira é no dia 26 de fevereiro. Nesse dia pode contar com a realização de missas e, em alguns locais, com um dia de jejum completo.

2. Quaresma

Este é o período que antecede a Páscoa cristã e é um momento de sacrifício por parte dos fiéis. Em tempos estas semanas estavam associadas a um momento completo de jejum, mas atualmente é um pouco diferente.

Na quaresma os fiéis devem evitar o consumo de carne – em algumas famílias esse consumo é evitado, apenas, à sexta-feira – e de outros alimentos excessivos – como doces, por exemplo. Este é o momento em que os casais também não têm relações sexuais.

No entanto, devido a algumas condições, os praticantes podem passar a quaresma de outra forma, como a investir mais no seu conhecimento religioso, a ler a bíblia até à Páscoa, a aumentar o número de momentos de reza, entre outros.

3. Semana Santa

A semana santa é ainda parte da Quaresma, mais concretamente, a semana que se inicia no Domingo de Ramos e que termina no domingo de Páscoa.

Nesta semana é celebrada a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, os fiéis devem acompanhar cada momento passado por Cristo.

4. Páscoa

A Páscoa é o momento que se segue e é o dia mais importante pois está associado ao momento em que Jesus ressuscita e mostra aos seus seguidores o valor da vida.

No dia de Páscoa, normalmente passado em família, há missa nas igrejas. Em famílias não cristãs, o momento é associado à entrega de ovos da Páscoa de chocolate a amigos e família. O coelho da Páscoa também é um símbolo muito associado pelos mais novos.

5. Mês de Maio (13 de maio)

Nossa Senhora de Fátima é a responsável por este mês de maio pois disse aos pastorinhos para rezarem o terço todos os dias de modo a alcançarem a paz para o mundo. Este momento, associado às aparições que ocorreram em Fátima e ao dia 13 de maio, ficou conhecido em todo o mundo.

Sendo assim, no mês de maio, os fiéis rezam o terço todos os dias. O terço deve ser rezado com o apoio de um terço, como seria de esperar, e pode encontrar opções muitos baratas na Holyart.

6. Dia de todos os santos e dia dos mortos

No dia 1 de novembro celebra-se o dia de todos os santos, uma festa que honra todos os santos e mártires. No dia seguinte, 2 de novembro, celebra-se o dia dos mortos, ou seja, o dia em que se reza pelas almas que já partiram.

7. Natal

No natal celebra-se o nascimento de Jesus e antes de chegar ao dia do seu nascimento, existe um tempo de preparação, o Advento. A este dia está associada a adoração dos magos, a estrela de Belém e o próprio nascimento de Jesus.

Após o natal, no dia 6 de janeiro, celebra-se o Dia de Reis.

Apesar de ser importante estar presente nestes momentos religiosos, existem atividades que devem ser mantidas para restauro da sua fé, como comparecer nas missas e rezar regularmente. Costuma fazê-lo?


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM