O livro ‘Vila Maior, Tempos e Memórias’, da autoria de Manuel Mouro Pinto, que retrata histórias, tradições e costumes desta freguesia do concelho de São Pedro do Sul, vai ser apresentado no próximo domingo.
A sessão está marcada para as 10h30, no Parque de Merendas ou na sede da União Desportiva Vilamaiorense, na Cobertinha, consoante as condições meteorológicas.
De acordo com o Município sampedrense, a obra “é uma compilação de um estudo mais aprofundado sobre a freguesia de Vila Maior e o despertar da consciência colectiva das diferentes gerações e dos vindouros, para os valores do seu património histórico e cultural, que devem ser preservados”. Outro dos objectivos é incutir nessas gerações ” sentido de pertença a uma comunidade, com marcas nos tempos idos, que se pretende que prossiga num destino de continuidade”.
Ao longo de com 224 páginas, o livro aborda diversas temáticas, tais como ‘Vila Maior, hoje e ao longo dos tempos’, ‘Sítios históricos, de lendas e paisagem’, Vida comunitária, convívio e entretenimento’, ‘Casas, quintas e árvores de referência’, ‘Algumas figuras carismáticas’ ou ‘Vila Maior no mapa de acontecimentos do século XX’, entre outras.
O autor, Manuel Mouro Pinto, é natural de Sendas e actualmente professor aposentado do ensino primário. Foi presidente da Junta de de Vila Maior, e membro da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul.