VOUZELA, 15 de Outubro de 2024
PUBLICIDADE

“Laudato Si” – sobre o cuidado da casa comum:um convite à conversão ecológica

2 de Março 2020

Neste ano, em que celebramos o 5º Aniversário desta maravilhosa encíclica do Papa Francisco, devemos fazer um balanço do que foi feito e do que mudou na nossa consciência ecológica.

Neste sentido os Irmãos Maristas, em Vouzela, vêm propor um fim-de-semana de reflexão sobre estes temas (28 de fevereiro a 1 de março), onde podemos participar em diferentes momentos:
1. Fim-de-semana completo, desde o jantar do dia 28 fevereiro ao almoço do dia 1 de março, com possibilidade de alojamento e refeições.
2. Sábado completo (dia 29 de fevereiro) desde as 9.30 às 19.00
3. Mesa Redonda “Cinco Anos – Cinco Olhares sobre a Encíclica Laudato Si” no sábado, dia 29 de fevereiro, das 15.00 às 16.30, no Auditório 25 de Abril, nas instalações da Câmara Municipal de Vouzela.
Para informações ou inscrições contactar os Irmãos Maristas (Telef. 232772441)

Principalmente nos últimos vinte anos o tema da ecologia começou a entrar nas nossas vidas desde diversos âmbitos que andavam preocupados com as alterações que se verificavam no nosso planeta, como o tema do aquecimento global ou da reciclagem do lixo que produzimos, mudanças climáticas abruptas, etc. No entanto, depois de muitos debates e resoluções locais, nacionais e mundiais, tudo parece que continua a piorar.

Foram feitas tantas coisas nestes últimos vinte anos: debates sobre o aquecimento global, imensas campanhas sobre a importância da reciclagem, a encíclica do Papa, recentemente passou a Greta Thunberg e todos parece que ficámos sensibilizados, mas será que de facto mudou algo nas nossas vidas? Os nossos governantes têm proposto leis concretas e eficazes? Os nossos meios de comunicação transmitem-nos de forma eficaz esta necessidade urgente?

As nossas instituições educativas estão a fazer tudo o que devem nesta matéria? Nas nossas famílias estamos a mudar os nossos hábitos de consumo e a educar devidamente sobre este tema? Já mudou algo na minha consciência e estou a fazer algo concreto para inverter o sentido das coisas?
Como diz o Papa Francisco: “As previsões catastróficas já não se podem olhar com desprezo e ironia. E as estatísticas sobre a realidade do nosso país não são nada animadoras. Por isso, chegou a hora de fazer algo urgentemente, e esse momento é AGORA!

Comunidade dos Irmãos Maristas, Vouzela


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM