A partir de amanhã, e até dia 10 de Julho, as temperaturas máximas vão subir significativamente e ficar acima da média para a época do ano, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“A partir de dia 8, prevê-se a intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África até ao interior da Península Ibérica. Esta situação sinóptica origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica”, explica o IPMA, adiantando que se prevê “uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima” para “valores acima da média na generalidade do território”.
Para Vouzela e São Pedro do Sul são esperados 29 graus centígrados amanhã, subindo para os 32ºC na sexta-feira e 34ºC no sábado. No mesmo período, respectivamente, Oliveira de Frades deverá registar 27ºC, 31ºC e 32ºC.
No dia 10, de acordo com o IPMA, os termómetros poderão chegar, em algumas regiões do interior do Alentejo e vale do Tejo, aos 40°C. Apenas a faixa costeira ocidental, onde as temperaturas deverão ser inferiores e variar entre 24 e 30°C, fica fora do alerta.
“Este episódio será temporário, uma vez que nos dias 11 e 12, a entrada de ar marítimo, originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior”, explica o IPMA, adiantando ainda que “as noites serão frescas na maioria do território, embora em alguns locais do interior Centro e Sul, em particular nas terras altas e no Algarve, se prevejam noites tropicais”.