Caros São Micaelenses,
Neste dia, 25 de Abril, redijo este texto em Homenagem aos Ex-Combatentes da Freguesia de São Miguel do Mato.
O conceito de Combatente por Portugal é um conceito profundo, abrangente e informador da própria História do país.
No mês de Abril comemora-se o Dia Nacional do Combatente e visita-se a memória de todos aqueles marcos culturais e humanos da História de Portugal, e a eles juntamos todos os outros e recordamos e homenageamos, todos quantos serviram o seu país, de armas na mão.
Não é um momento apenas de homenagem, mas também de celebração pelos 46 anos de Paz da Guerra do Ultramar, conflito que nos foi muito caro e no qual muitos São Micaelenses, infelizmente, tiveram que nele tomar parte, merecendo portanto, por todos nós, um profundo respeito e admiração.
Também não podemos esquecer o que a Guerra do Ultramar significou para os antigos combatentes e famílias e todas as suas consequências até aos dias de hoje. É portanto, importante que se reconheça o sacrifício de muitos, mortos e vivos, deficientes ou saudáveis numa guerra que a partir de certa altura deixou de ter horizonte e que aos poucos se tornou utópico.
Momentos marcantes e singularmente dolorosos e heróicos da História Militar de Portugal.
Assim, futuramente, e como já definido desde 2019, o terceiro domingo de Abril marcava o momento em que seriam evocados os militares da Freguesia de São Miguel do Mato que serviram Portugal além-fronteiras ultramarinas, homenageando os mesmos com uma missa e o cortejo civil ao cemitério de Moçâmedes. No monumento da Freguesia, evocativo da memória aos Ex-Combatentes, seria depositada uma coroa de flores, recordando-o como um monumento vivo e esclarecedor do esforço, determinação e nacionalismo daqueles que caíram em combate ou ainda permanecem vivos, junto das suas famílias.
Nada do que estava programado foi possível devido à pandemia que está a afectar o nosso país.
Esperemos que para o ano possamos estar todos juntos e homenagear quem tanto deu pela pátria.
Termino com um:
Viva aos Combatentes.
Viva Portugal.
O Presidente,
Gilberto Carmo
(Junta de Freguesia de São Miguel do Mato, Vouzela)