VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Grupo motard partiu esta manhã de Vouzela rumo ao Lés-a-Lés

2 de Junho 2021

Um grupo de sete motards do concelho de Vouzela partiu esta manhã da vila rumo à 23ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, o maior evento nacional de mototurismo, que decorre entre hoje e sábado, ligando Chaves a Faro.

O Presidente da Câmara, Rui Ladeira, recebeu a comitiva junto aos Paços do Concelho, onde ofereceu a cada elemento uma caixa de Pastéis de Vouzela e desejou “boa sorte” para o passeio de cerca de mil quilómetros.

Nuno Torres, um dos motards, aponta “o convívio” como a principal razão para participar. Fernando Teixeira, que faz o Lés-a-Lés desde 2002 e foi o principal impulsionador do grupo, acrescenta a oportunidade de “conhecer o país profundo, a gastronomia, os vinhos, as paisagens, as histórias de cada região”.

Tal acontece, em grande parte, porque o passeio não envolve auto-estradas nem IC’s. Este ano, o itinerário principal é a Estrada Nacional2, “uma rota mítica na Europa”, que a comitiva de Vouzela há muito queria fazer.

A partir dessa via, com 738,5 quilómetros, os motards vão derivar para muitas outras, descobrindo praias fluviais, miradouros, centros históricos, campos de batalha, castelos e demais monumentos.

Em cada dia, a comitiva vai fazer uma “média de oito horas” em cima das motos, cuja tipologia está preparada para um evento desta magnitude. “Há pessoas com tanta coragem que vão com máquinas de 50 de cilindrada, motorizadas e até vespas”, conta Fernando Teixeira, com um sorriso.

Na verificação técnica, feita antes da partida, tudo é visto ao pormenor, desde seguros, livretes, luzes ou estados dos pneus. “Há um cuidado da organização com a segurança e a legalidade”.

A edição deste ano fica também marcada pela paragem em São Pedro do Sul, esta quinta-feira. “Vamos tentar que nos próximos anos haja uma em Vouzela”, revela Nuno Torres, que destaca o “espírito de amizade” entre o grupo que partiu da vila esta manhã. “Qualquer coisa que aconteça, um acidente ou uma avaria, estamos todos unidos”, garante Fernando Teixeira.

O Portugal de Lés-a-Lés é organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM