VOUZELA, 3 de Junho de 2020
PUBLICIDADE

GNR recupera Águia-de-asa-redonda em Santa Cruz da Trapa

22 de Maio 2020

O Comando Territorial de Viseu da GNR anunciou ter recuperado esta sexta-feira, através do seu Núcleo de Protecção Animal, uma Águia-de-Asa-redonda (Buteo buteo) na localidade de Santa Cruz da Trapa, concelho de São Pedro do Sul.

Sem adiantar em que estado se encontrava a ave, a força de segurança revela que a mesma foi entregue no Centro de Ecologia e Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia, onde vai ser devidamente acompanhada.

A Águia-de-asa-redonda é uma ave de rapina abundante em Portugal, de tamanho médio e aspecto robusto, que na vida adulta pode ultrapassar aos 50 cm de comprimento e atingir entre 100 a 125 cm de envergadura. A espécie alimenta-se sobretudo de pequenos mamíferos, como o rato-do-campo, embora consuma também répteis, aves, insectos e minhocas.

A recuperação deste exemplar em Santa Cruz da Trapa acontece no Dia Internacional da Biodiversidade, o que levou a GNR a evocar as palavras da Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre esta temática. “A biodiversidade, seja uma espécie ou todo um ecossistema, é vital para a saúde e o bem-estar dos seres humanos. A qualidade da água que bebemos, os alimentos que consumimos e o ar que respiramos dependem da boa saúde da natureza.”


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM