VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

GNR alerta para perigo de afogamento em piscinas e deixa recomendações

6 de Julho 2020

O afogamento é uma das causas de morte acidental mais frequente nas crianças, sobretudo, em piscinas privadas. De modo a contrariar esta tendência, a Guarda Nacional Republicana tem em curso, até ao próximo dia 15 de Setembro, o projecto “Piscina Segura”, que prevê a realização de acções de sensibilização à população, em todo o território nacional, no sentido de alertar para a problemática do afogamento de crianças e jovens, em piscinas privadas.

De acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, nos últimos 16 anos ocorreram 247 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens, sendo as piscinas os planos de água com maior registo de afogamentos (30%), seguidas das praias (25%) e dos rios/ribeiras/lagoas (24%).

 

Recomendações da GNR

Mantenha sempre as crianças sob a vigilância permanente e efectiva de um adulto;

Esteja sempre atento(a) a todos os movimentos, seja dentro de água ou na beira da piscina;

Não deixe brinquedos na piscina, pois pode chamar a atenção das crianças e revelar-se numa distracção fatal;

Evite que as crianças corram à beira da piscina;

Se tem piscina em casa, quando não estiver a ser utilizada, tape-a com uma tela, lona de protecção ou outro sistema de segurança;

Ensine as crianças a nadar o mais cedo possível;

Coloque sempre o auxiliar de flutuação nas crianças e certifique-se de que estas o mantêm devidamente colocado sempre que estejam perto ou dentro de água.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM