VOUZELA, 12 de Abril de 2024
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Feira de São Mateus não se realiza este ano

8 de Maio 2020

“A Feira de São Mateus de 2020 não se realizará. É uma decisão muito difícil, mas inevitável, considerando a proibição decidida pelo Governo de cancelamento de todos os festivais e eventos análogos até 30 de Setembro”. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, esta manhã.

Numa conferência de imprensa feita através das plataformas digitais, o autarca disse compreender “as razões da decisão do Governo”, lamentando, no entanto “não termos sido ouvidos”. “A Feira de São Mateus é o terceiro maior evento do país e o maior evento da região Centro de Portugal. Atrai desde 2016 mais de um milhão de visitantes e gera um volume de negócios superior a 80 milhões de euros”, lembrou.

Após a decisão, que foi tomada ouvindo os parceiros e patrocinadores do evento, Almeida Henriques adiantou que a cidade está já a preparar um “plano B” de animação para o verão deste ano, que estimule a retoma da actividade económica, cultural e turística. O projecto dará relevo à participação do ecossistema cultural, criativo e económico local e regional.

“Viseu não atira a toalha ao chão. Quer continuar a ser um pólo de qualidade de vida. A dinamização da restauração, hotelaria e pequeno comércio são decisivos para o ecossistema local e o emprego”, explicou, defendendo que “o nosso centro histórico e os nossos parques são uma força neste contexto”.

O Presidente da Câmara avançou ainda que, muito brevemente, será apresentado o plano “Viseu Investe +”, com um pacote de medidas de reanimação económica local. Nesse plano estará o projecto de digitalização do comércio local e de eventos e negócios como a própria Feira de São Mateus. Entre as propostas estará ainda um cabaz de experiências e memórias do certame e que será também uma oportunidade para a retoma de actividade de muitos dos 300 expositores.

“Fazer uma Feira de São Mateus amputada ou descaracterizada não seria opção”, defendeu o gestor do evento e Vereador da Cultura, Jorge Sobrado. “Respeitamos a sua identidade e a reputação que alcançámos. Optámos por uma estratégia ‘Ferrero Rocher’: regressaremos na próxima época para voltar a surpreender. 2021 será a melhor edição de sempre”, sublinhou.

Por outro lado, garantiu que “não vamos deixar para trás quem nos ajuda a fazer da Feira o que ela é” e que são “os nossos parceiros são para todas as horas”.

“Estamos a construir uma alternativa ‘safe & sexy’. Será uma programação sensata, com mais de 100 micro-eventos ao longo do Verão, polinucleados na cidade, onde não faltarão imaginários da Feira, mas também de outros festivais e eventos de Viseu cancelados por efeito da pandemia”, revelou.

A presidente da Viseu Marca, Cristina Paula Gomes, realçou ainda que “este é um momento difícil, onde precisamos de comprovar a nossa resiliência. A Viseu Marca é uma estrutura sólida e é um activo indispensável ao marketing territorial de toda a região. Não deixará de reinventar o seu papel nesse contexto.”


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