Desde a última segunda-feira, dia 5, quando arrancou a segunda etapa do desconfinamento, as esplanadas começaram a poder clientes, com limitação a quatro pessoas por mesa. O bom tempo ajudou a que muitos clientes procurassem estes espaços mas surgiram também as preocupações com o impacto na saúde, no âmbito da pandemia. Nas redes sociais, as críticas fizeram-se notar.
A situação levou a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) a lançar um apelo. Em comunicado, o organismo pede “a todos, empresários e clientes, que cumpram todas as regras de carácter sanitário, nomeadamente o distanciamento, o limite de pessoas por mesa, a utilização de máscara quando não se está a consumir, a desinfecção permanente das mãos, dos materiais e das zonas comuns”.
“Para que tudo corra bem e não haja um retrocesso que seria desastroso para todos, temos de agir da forma responsável”, conclui a AHRESP.