VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Faleceu o Monsenhor José Fernandes Vieira

6 de Outubro 2021

Faleceu, esta terça-feira, 5 de Outubro, o Monsenhor Cónego José Fernandes Vieira. Natural da paróquia de São Martinho de Sejães (Oliveira de Frades), tinha 91 anos e tinha sido recentemente internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

Fez a sua formação nos Seminários Menor e Maior de Viseu e foi ordenado sacerdote na Sé de Viseu, por D. José Moreira Pinto, a 05 de Julho de 1930. Iniciou a sua vida pastoral como sub-Director do Lar-Escola de Santo António, em Viseu, a 17 de Outubro de 1953, e foi depois nomeado pároco da paróquia de Currelos-Carregal do Sal.

Entre outras funções, foi ainda Capelão da Casa de Saúde de São Mateus, da Casa de Reclusão e da Casa de Santa Zita. Foi Professor de Religião e Moral, Assistente da Acção Católica, vice-Presidente do Instituto de Santa Teresinha e deixou a sua marca no Jornal da Beira, onde assumiu diversos cargos durante 46 anos.

“Monsenhor José Fernandes Vieira foi um sacerdote zeloso, homem de cultura e defensor acérrimo da imprensa cristã, foi líder com capacidade de fazer muitos amigos através do Jornal da Beira e das múltiplas actividades pastorais onde foi chamado a servir a Igreja”, escreveu D. António Luciano, Bispo de Viseu, em comunicado.

Desde que deixou o trabalho pastoral, o Monsenhor José Fernandes Vieira residia no Centro Sócio-Pastoral de Viseu mas nunca perdeu a sua ligação a Lafões e, sobretudo, às suas raízes em Oliveira de Frades. Era reconhecido pela sua “vivacidade, alegria, bom humor e boa disposição”.

 

Cerimónias fúnebres têm lugar esta quinta-feira

As cerimónias fúnebres estão marcadas para amanhã, 7 de Outubro. Às 9h00 realiza-se o acolhimento na Sé pelos membros do Cabido, seguindo-se a eucaristia e o Ofício de Laudes. O corpo estará em câmara ardente até às 13h00.

Uma hora depois será o acolhimento na Igreja de Oliveira de Frades, onde a cerimónia fúnebre terá lugar às 17h00. Vai a sepultar no Cemitério de São Martinho de Sejães.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM