A ministra espanhola da Indústria e Turismo, Maria Reyes Maroto, anunciou hoje, dia 4, numa conferência de imprensa, a reabertura das fronteiras com Portugal no próximo dia 22 de Junho, uma data que o Governo português ainda não confirmou.
No que diz respeito ao levantamento da quarentena para as pessoas que chegassem por terra de França e de Portugal, Maria Reyes Maroto adiantou que a medida está ainda a ser analisada.
Recorde-se que, desde meados de Março, as autoridades fecharam as fronteiras para todos, menos espanhóis, trabalhadores transfronteiriços e camionistas, como forma de conter o contágio do coronavírus.
Embora inicialmente Espanha tenha dito que só começaria a suspender as restrições a partir de 1 de Julho, pelo que Portugal também manteria as fronteiras fechadas, a data foi antecipada.
A este propósito, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, referiu, já esta semana, que os nove postos fronteiriços criados com o país vizinho após o início da pandemia de Covid-19, a que se juntaram recentemente outros quatro locais de passagem, estarão abertos até 15 de Junho. Após esse dia está prevista uma avaliação conjunta entre os dois países.