O valor, a ética e o desporto vão estar em discussão na próxima segunda-feira, dia 14, na Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu. O debate online, agendado para as 16h00, integra o programa “Acções de Formação em Ética do Desporto” e é acreditada para professores, destinando-se ainda a treinadores e técnicos de exercício físico.
O evento vai contar com três painéis. O primeiro conta com a participação de Lourenço Xavier Carvalho, da Fundação Luso-Ilíria para o Desenvolvimento Humano/Universidade dos Valores, com a intervenção “Valores, Ética e Desporto na Universidade dos Valores”, e Elsa Pereira, da Universidade do Algarve, com uma apresentação sobre “Valores, Ética e Desporto na Atividade Física e Turismo”.
Às 18h00, o segundo bloco vai ter Antonino Pereira, docente da ESEV, e Paula Queiroz, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com comunicações sobre o tema “Valores, Ética e Desporto”. O primeiro vai focar-se na vertente Sociedade e a segunda em Educação, num painel que se completa com Rui Pereira, da Universidade do Algarve.
A terceira e última parte, com início marcado para as 21h30, conta a alocução de Bruno Avelar Rosa, Partner da Quantara Sports, sobre “Valores, Ética e Desporto na Formação de Treinadores e Professores”. A sessão vai contar ainda com uma abordagem aos “Valores, Ética e Desporto na Educação e Treino Multifatorial”, proferida por Abel Figueiredo, docente da ESEV. No final de todas as sessões vai realizar-se um período de debate.
As inscrições para o evento decorrem online. A iniciativa vai realizar-se através da plataforma Colibri/Zoom e é a terceira organizada pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), no âmbito da Rede de Escolas do Ensino Superior Politécnico com Formação em Desporto (REDESPP), implementado pelos Institutos Politécnicos de Leiria, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu, em associação com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto.
O objectivo é, segundo o IPV, “recentrar as questões dos valores e da ética no desporto, transmitindo a sua importância a crianças e jovens, bem como sensibilizar todos os agentes desportivos para a necessidade de desenvolver e praticar uma cultura desportiva eticamente mais forte”.