VOUZELA, 2 de Dezembro de 2021
PUBLICIDADE

Dia mundial da diabetes – 14 de novembro

17 de Novembro 2021

A 14 de novembro comemora-se o dia mundial da diabetes.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo sensibilizar para o aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

A diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crónica que leva à elevação permanente da glicemia (concentração de açúcar no sangue), deve-se essencialmente a defeitos na ação normal da insulina e/ou à carência desta. A incidência está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes, sendo que os números não param de aumentar. Existem vários tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1, menos frequente, resulta essencialmente da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune. Estes doentes são geralmente adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2, representa cerca de 90% dos casos de diabetes. Este tipo afeta sobretudo pessoas adultas e idosas, com excesso de peso ou obesidade, sedentárias e com estilos de vida pouco saudáveis, e há frequentemente historial familiar.

Diabetes gestacional, ocorre durante a gravidez, associado a excesso de peso, sedentarismo e alimentação pouco equilibrada.

Se a doença está descontrola pode ocorrer hiperglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal ou hipoglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão abaixo do mínimo ideal.

A diabetes pode ocasionar muitas complicações, as mais graves são:

  • Retinopatia diabética
  • Neuropatia diabética
  • Nefropatia diabética
  • Pé diabético
  • Doenças cérebro cardiovasculares

Poderá ser controlada com estilos de vida saudáveis (alimentação equilibrada e prática de exercício), antidiabéticos orais e administração regular de insulina.

É muito importante a assiduidade nas consultas de vigilância da diabetes, observar diariamente os pés para despistar o surgimento de lesões e não faltar aos rastreios oftalmológicos (quando forem convocados).

Decorre na UCSP de Vouzela (Centro de Saúde) um projeto dinamizado pelos profissionais da Unidade de Diabetes do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Estes profissionais, deslocam-se a esta unidade de saúde em dias previamente definidos, onde consultam os utentes que são referenciados para a Unidade de Diabetes, pelo médico de família. Tem como principal objetivo facilitar o acesso dos utentes ao especialista hospitalar, evitando deslocações ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE.

O melhor tratamento é a prevenção, daí ser importante estarmos atentos ao risco de vir a desenvolver diabetes, sobretudo se existirem fatores de risco.

O SNS 24, através do endereço https://www.sns24.gov.pt, na área pessoal, disponibiliza uma calculadora de risco da diabetes, que permite verificar o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2.

 

Cabe a cada um de nós zelar pela nossa saúde.

 

UCC Lafões

Elisabete Vieira- Enfermeira


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM