O Primeiro- ministro António Costa anunciou, há instantes, numa comunicação ao país, que a decisão sobre as restrições nas fronteiras do país será anunciada amanhã.
O governante reconheceu que este “é um dos temas de particular preocupação” e que motivou reuniões de trabalho, por videoconferência, com o Presidente da República e com o Presidente do Governo de Espanha.
António Costa adiantou ainda que, amanhã de manhã, haverá uma reunião entre os ministros da Saúde e da Administração Internada União Europeia para uma “decisão comum sobre a fronteira externa da União Europeia “.
A situação em Espanha é também motivo de preocupação. As regras serão assumidas em conjunto entre os dois países , também amanhã, garantindo os princípios “da liberdade circulação de mercadorias, dos direitos dos trabalhadores transfronteiriços” mas havendo “uma restrição para efeitos de turismo ou de lazer”.
As regras serão aplicáveis tanto à fronteira terrestre como aérea, notou António Costa.
O governante disse ainda que os portugueses têm estado a respeitar o encerramento de estabelecimentos.