VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Covid-19: Vítor Figueiredo pede esforço e responsabilidade a todos

15 de Novembro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, apela ao esforço e à responsabilidade de todos face à entrada em vigor, a partir da próxima meia-noite, de novas medidas de restrição e combate à pandemia de covid-19, depois de o concelho ter sido incluído na lista de 191 municípios com elevado risco.

“Conto com todo o vosso esforço e responsabilidade para que possamos rapidamente sair deste contexto. Para isso, quem puder mantenha-se em casa. Cumpram as regras emanadas da Direcção-Geral da Saúde, mantenham a distância de segurança, evitem aglomerados, lavem as mãos com frequência e usem sempre máscara”, refere o autarca num nota publicada este domingo nas redes sociais.

Vítor Figueiredo adverte que se o cenário não mudar, a época natalícia ficará comprometida, e admite que a realidade actual “irá trazer consequências negativas para as famílias, para o nosso comércio, no fundo, para todos nós”. Por tudo isto, incentiva a comunidade a colaborar para ultrapassar este momento difícil. “Vamos todos fazer um esforço, vamos todos mostrar ao país que somos capazes”, apela, terminando a mensagem com votos de “saúde e boa sorte para todos”.

A partir da próxima meia-noite, 77 concelhos, entre os quais São Pedro do Sul, Castro Daire e Águeda, entram para a lista dos municípios com elevado risco, da qual saem sete, totalizando, assim, 191. Nestes concelhos, é proibido circular na via pública entre as 23h00 e as 5h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos.

A medida prevê algumas excepções, como deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, por motivos de saúde, para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes, entre outras.

Aos sábados e domingos, os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços têm que suspender as suas actividades a partir das 13h00. Fora desta regra ficam farmácias, clínicas e consultórios ou estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública. Por outro lado, os espaços de restauração e similares poderão funcionar com entregas ao domicílio.

O concelho de São pedro do Sul regista actualmente 121 casos de covid-19 – 54 dos quais na última semana -, havendo neste momento 78 activos e 43 recuperados. Castro Daire atingiu os 227 casos positivos (33 na última semana), que incluem 91 activos, 131 recuperados e cinco óbitos.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM