As equipas da Divisão de Honra e da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu preparam-se para, mais de quatro meses depois, voltar aos relvados. O regresso está marcado para o dia 9 de Maio.
Com o objectivo de definir o Campeão Distrital e, consequentemente, a equipa que sobe ao Campeonato de Portugal, assim como o apuramento do segundo representante na Taça de Portugal, a Divisão de Honra da AF Viseu vai ser disputada numa fase de sete jornadas com apenas uma volta.
O sorteio ditou que, na jornada inaugural, o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades defronte o Sátão; e que o Carvalhais Futebol Clube jogue contra o Cinfães, ambos fora de portas. O dérbi entre as duas equipas de Lafões está reservado para dia 30 de Maio, no Campo Marques Veloso, em Carvalhais.
Ferreira de Aves (22 pontos), ACDR Lamelas (20 pontos), Cinfães (19 pontos), Sátão (15 pontos), GD Oliveira de Frades (14 pontos), Carvalhais FC (14 pontos), Resende (14 pontos) e Penalva do Castelo (12 pontos) são os oito clubes que englobam a fase final.
Na fase de promoção da 1ª Divisão Distrital, o grande destaque, na jornada inaugural da Zona Norte, é o duelo entre o Tarouquense e a União Desportiva Sampedrense, que ocupam o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Também na luta pelo topo da classificação, os Vouzelenses jogam contra o AC Travanca; e o Santacruzense defronta o GD Parada, ambos na condição de visitantes.
Na Zona Sul, em primeiro lugar com igualdade pontual juntamente com o Viseu e Benfica e o Canas de Senhorim, o Grupo Desportivo de Campia recebe o CF Os Repesenses.
Ambas as zonas estão divididas em oito grupos.
Os restantes clubes que não ocuparam lugares de acesso a divisões superiores vão disputar a Taça da Divisão de Honra e a Taça da 1ª Divisão Distrital. A turma da União Desportiva Vilamaiorense apenas entra em acção no dia 16 de Maio, estando inserida no Grupo B, juntamente com a ARCD Boassas e a AD Piães.
Os jogos estão agendados para dia 9 de Maio, às 17h00.