A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai inaugurar esta segunda-feira o seu primeiro centro Europe Direct, um projecto que disponibiliza informação relacionada com as questões europeias.
O Europe Direct Viseu Dão Lafões vai actuar como intermediário entre cidadãos, empresas, instituições locais e União Europeia (UE), oferecendo informação, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento comunitário.
O projecto, que abrange também a Região de Aveiro, vai “trabalhar em estreita colaboração” com a Representação da Comissão e com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Será um dos 15 centros de nova geração do país que se assumem como espaço privilegiado de diálogo para a promoção do projecto comunitário.
“Este centro é mais um passo importante para a região Viseu Dão Lafões e para os seus Municípios na proximidade institucional” com a UE, realça o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
O Europe Direct foi criado na sequência de uma candidatura apresentada em resposta a um convite lançado pela Comissão Europeia.