A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) estão a promover a candidatura “CRAFT – Turismo Criativo Viseu Dão Lafões”, que tem como objectivo valorizar, qualificar e promover o turismo baseado nos recursos e activos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato, do saber-fazer à criatividade. A iniciativa conta com a participação activa das comunidades de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas.
O projecto vai actuar sobre várias dimensões da cadeia de valor turístico, integrando tarefas e levantamento e estruturação de informação, iniciativas de qualificação e capacitação de agentes, co-criação de novos produtos e experiências, estruturação de uma rota temática e acções de ativação e comunicação.
“Com este projecto, que promove o património associado às artes e ofícios tradicionais, enquanto factor de diferenciação e competitividade, pretendemos estruturar, no nosso território, uma experiência turística de âmbito cultural ímpar, capaz de afirmar Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência”, adianta o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.