A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões inaugurou ontem um novo ciclo itinerante da exposição “O futuro é Amanhã!”, que visa sensibilizar a comunidade escolar para ao problema das alterações climáticas e incentivar os alunos dos 14 municípios associados a adoptar comportamentos sustentáveis.
À semelhança do que aconteceu no último ano letivo, a mostra vai percorrer os 14 municípios que compõem a comunidade intermunicipal, mas desta vez ficará ficará uma semana em cada escola e agrupamento.
A sessão de abertura decorreu em Viseu, na Escola D. Luís de Loureiro, do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, e contou com a presença do secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, do vereador da Educação do Município de Viseu, Pedro Ribeiro, e do director da Escola D. Luís de Loureiro, Dinis Augusto Saraiva.
“Esta exposição itinerante tem vindo a afirmar-se enquanto uma mais-valia para a consciencialização da população estudantil para as alterações climáticas na Região Viseu Dão Lafões”, realçou Nuno Martinho.
O responsável explicou que, “atendendo aos impactos directos das alterações climáticas na região, a CIM entende que a comunidade educativa assume um papel estratégico na mudança de paradigma”, pelo que adoptou “diversas metodologias de trabalho com vista a desenvolver, junto da comunidade escolar, uma literacia ambiental capaz de introduzir os conceitos de adaptação e de mitigação do fenómeno das alterações climáticas no nosso território”.
Dinis Augusto Saraiva notou que a iniciativa “encontra grande adesão entre os nossos alunos” e é “importante que eles aproveitem estas oportunidades para desenvolver o seu conhecimento” sobre estes temas. “Eles, por vezes mais do que os adultos, mostram uma sensibilidade especial para com o ambiente”, frisou.
O director da Escola D. Luís de Loureiro destacou a importância de a exposição ser apresentada neste estabelecimento, “fora dos centros urbanos, na medida em que temos de transformar a nossa vontade de descentralização numa realidade palpável, como vemos aqui”.
O vereador Pedro Ribeiro, por seu lado, disse ser importante “envolver a comunidade, desde tenra idade, no debate e na reflexão, ampliando o conhecimento, na nossa região, sobre as alterações climáticas”.
A mostra “O futuro é Amanhã!” integra o projecto homónimo, igualmente promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, cujo principal objectivo é “promover a literacia ambiental, nomeadamente no que respeita às alterações climáticas, e a adopção de comportamentos ambientalmente sustentáveis”. A exposição enquadra-se, ainda, no trabalho que a entidade tem vindo a desenvolver nesta área, nomeadamente através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC)