VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Chuva: Região em alerta amarelo; Proteção Civil alerta para medidas preventivas

17 de Setembro 2020

A região de Lafões está durante a tarde de hoje e de amanhã, dias 17 e 18, em alerta amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada.

A situação levou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil a alertar para os efeitos adversos, nomeadamente o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; inundações de estruturas subterrâneas; danos em estruturas montadas ou suspensas; e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A Protecção Civil deixa um conjunto de medidas preventivas que podem ser adoptadas para prevenir consequências negativas. “A ANEPC relembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoprotecção para estas situações.

“Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas” são algumas das medidas a adoptar.

A ANEPC aconselha ainda ao “especial cuidado” na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM