O concelho de Castro Daire também vai ter um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G. O projecto de intervenção de proximidade, apresentado na passada quarta-feira, tem como objectivo potenciar os territórios e capacitar cidadãos e famílias, de modo a promover a equidade territorial, a igualdade de oportunidades e a inclusão social.
As acções a desenvolver estruturam-se em quatro eixos estratégicos: emprego-formação e qualificação; intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa; auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afectados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.
O CLDS 4G vai durar três anos e resulta de uma parceria entre o Município de Castro Daire e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), tendo um valor global do investimento superior a 500 mil euros, financiado a 100% por fundos comunitários.
A equipa do projecto vai também “prestar todo o apoio e ligação às várias áreas de intervenção da ADRIMAG, funcionando como um polo desta instituição no nosso concelho”, adianta a autarquia de Castro Daire.