VOUZELA, 8 de Agosto de 2020
PUBLICIDADE

Castro Daire: Aldeia da Relva vai reviver “Segada e Malhada do Centeio”

26 de Julho 2020

A Aldeia da Relva, na freguesia das Monteiras, concelho de Castro Daire, vai receber no dia 1 de Agosto o evento “Segada e Malhada do Centeio”, que vai reviver o “ancestral espírito de entreajuda” nas tarefas ligadas a este cereal.

A actividade cultural e comunitária vai consistir num percurso de trabalho, animação e gastronomia através de vários pontos da localidade, evocando o que acontecia há algumas décadas nas aldeias serranas do Montemuro.

A iniciativa tem início marcado para as 8h00, com a roga, na Casa do Lavrador, seguindo-se a segada, o almoço e a carreta, na Leira de Estante.

Depois da malhada, na Fraga da Laje, está previsto arrumar a palha e merendar, antes de atar o colmo no Lameiro e de moer o centeio.

O fim do dia promete muita animação, com os Cantares à moda da Relva, no Terreiro.

A “Segada e Malhada do Centeio” é promovida pelo Museu na Relva de Ilídio Magueija, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Relva, Freguesia das Monteiras, Município de Castro Daire através da sua Biblioteca Municipal e Binaural Nodar. A organização garante que o evento “cumprirá todas as recomendações mais recentes da Direcção-Geral da Saúde”.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM